Tese - Carlos Eduardo Pereira de Quadros

A teoria das inteligências múltiplas : uma proposta de metodologia para investigação da influência do pensamento computacional no conjunto das inteligências através da neurociência

Autor: Carlos Eduardo Pereira de Quadros (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar se, por meio do fortalecimento da inteligência lógico-matemática, conforme proposto na teoria de Howard Gardner, é possível promover de forma indireta o crescimento de outras inteligências. Para isso, foram realizados testes com estudantes nas áreas de inteligência espacial, interpessoal, linguística e lógico-matemática, enquanto seus sinais cerebrais eram captados via eletroencefalograma (EEG). Essa abordagem permitiu correlacionar as áreas cerebrais ativadas com as inteligências testadas e analisar a intensidade da atividade cerebral durante as tarefas. Com a conclusão desta pesquisa, foi possível evidenciar que o aprimoramento de uma inteligência específica dentro do espectro das inteligências múltiplas - inteligências múltiplas exerce um efeito positivo e significativo sobre as demais inteligências. Ao aplicar conceitos e práticas de pensamento computacional, fortemente relacionados à inteligência lógico-matemática, verificou-se, por meio de estudos neurocientíficos, um aprimoramento notável nas inteligências espacial, interpessoal e linguística. Esses resultados reforçam a interconexão entre as diferentes inteligências e demonstram o potencial do pensamento computacional como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento cognitivo integral. A metodologia adotada compreendeu três fases principais: (i) aplicação de testes para classificar as inteligências de cada aluno; (ii) realização de um curso de pensamento computacional com o objetivo de estimular a inteligência lógico-matemática; e (iii) reaplicação de testes similares aos iniciais, seguida de uma análise comparativa dos resultados para verificar possíveis melhorias nas demais inteligências. Os resultados preliminares, obtidos a partir de um protótipo desenvolvido antes do início da pesquisa, indicaram, de forma quantitativa, a atividade cerebral em áreas específicas e a porcentagem de ativação de cada participante durante os testes. Com uma amostra inicial de três estudantes, foi possível validar e calibrar as tarefas de avaliação das inteligências, garantindo maior precisão na análise dos sinais cerebrais. Os resultados finais desta pesquisa foram aplicados em dois estudantes do quinto ano, de uma escola pública estadual, do sexo masculino, com baixo conhecimento de programação e tecnologia da informação. Os dados coletados demonstraram que, ao estimular a inteligência lógico-matemática, houve melhorias também nas inteligências espacial, interpessoal e linguística. A análise dos sinais cerebrais revelou que aproximadamente 68,75% dos eletrodos apresentaram aumento de atividade ao comparar o primeiro com o segundo teste, indicando que o aprimoramento de uma inteligência pode exercer um efeito positivo sobre as demais, mesmo de forma indireta. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa oferece uma base sólida para futuras investigações e para a implementação de estratégias educacionais fundamentadas no entendimento das inteligências múltiplas, neurociência e pensamento computacional. Os resultados obtidos são promissores e sugerem implicações relevantes para a educação e o desenvolvimento cognitivo, abrindo caminhos para abordagens mais integradas e eficazes no processo de aprendizagem. Pesquisas futuras podem explorar outras inteligências, diferentes metodologias de coleta de sinais cerebrais e ampliar a amostra de participantes, consolidando ainda mais os benefícios do uso do pensamento computacional no desenvolvimento cognitivo.

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Palavras-chave: EducaçãoNeurociênciasInteligências múltiplasPensamento computacionalMetodologia