Modelo para avaliação de códigos fonte através de análise estática
Autor: Ricardo Lemos de Souza (Currículo Lattes)
Resumo
No mundo atual, observa-se a presença cada vez maior de dispositivos com alguma capacidade computacional embarcada sendo utilizados nos mais diferentes aspectos do cotidiano das pessoas, consequentemente o mundo contemporâneo também precisa de mais profissionais capazes de elaborar e manter softwares. A crescente demanda de profissionais programadores acarreta também no aumento de cursos voltados ao ensino de programação. Em um contexto educacional, o processo de avaliação é fundamental para adequação do processo de ensino, e dada a diversidade possível de respostas a problemas de programação, a avaliação é uma das atividades que demandam maior esforço por parte dos educadores. O presente trabalho propõe um modelo baseado em frequência de termos e frequência inversa de documentos para avaliação automática de códigos fonte, a fim de identificar e estimar habilidades do Pensamento Computacional. Para validação do modelo, elaborou-se um experimento no qual comparou-se a avaliação de especialistas com os dados obtidos a partir da aplicação do modelo em uma base de dados, composta por códigos fonte contendo soluções de problemas de programação. Os resultados obtidos demonstram que o modelo é capaz de identificar e estimar competências do Pensamento Computacional a partir do processamento de códigos fonte pertencentes à um conjunto de dados. Espera-se que as informações extraídas a partir dessa metodologia possam ser utilizadas para fins educacionais, de modo a contribuir para o desenvolvimento de metodologias educacionais voltadas ao acompanhamento do desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes em programação de computadores.