Tese - Sarah Heidtmann Avila Ramos

Proposta de modelo de apoio à decisão para gestão de risco a desastres pela Defesa Civil do estado do Espírito Santo baseado em métodos multicritérios discretos

Autor: Sarah Heidtmann Avila Ramos (Currículo Lattes)

Resumo

A ocorrência de desastres no Brasil e no mundo evidencia a importância de um tratamento especial à Logística Humanitária. Existem grandes desafios na implementação de processos logísticos sistematizados diante das incertezas inerentes ao acontecimento de um desastre. A consequência de um planejamento estratégico insuficiente reflete na dificuldade de coordenação dos processos e atores no momento das operações de Logística Humanitária após um evento. Em um ambiente complexo, conflituoso e incerto enfrentado pelos gestores de Logística Humanitária, surge a necessidade da utilização de um modelo para dar apoio aos problemas de decisão. Este trabalho apresenta um modelo matemático multicritério discreto baseado na MCDA para a gestão de risco pela Defesa Civil do estado do Espírito Santo. A construção do modelo multicritério proposto foi baseada em uma revisão sistemática sobre o tema, que permitiu identificar as lacunas de pesquisa na área de estudo. A aplicação da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA) permitiu construir conhecimento sobre os requisitos importantes para a gestão risco pela Defesa Civil, a partir da perspectiva do decisor, gerando oportunidades de aperfeiçoamento ao planejamento estratégico das operações e contribuindo para melhorias em seus processos logísticos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Geometria e modelagem computacionalLogística humanitáriaGestão estratégicaDesastresMétodo multicritério de apoio à decisão (MCDA)