Dissertação - Diego Oliveira Rebouças

O uso de jogos sérios no desenvolvimento da comunicação social de crianças com TEA

Autor: Diego Oliveira Rebouças (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho teve por intuito fazer uma investigação sobre o uso de Jogos Sérios por crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busca-se com este documento analisar a usabilidade dessas tecnologias, bem como observar sua potencialidade para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interacionais, como a comunicação social, em crianças com idade entre 6 e 10 anos, cursando o Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para que os anseios apontados neste trabalho fossem alcançados, foi selecionada uma ferramenta que se encaixasse nos critérios estabelecidos por meio de um método multicritério. Escolhido o Jogo Sério, foi possível testá-lo em um contexto prático, analisando sua usabilidade e aplicabilidade em grupo de teste, bem como analisar sua interface e experiência de usuário com profissionais de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como resultados obtidos, foi possível evidenciar o notável potencial que esta ferramenta possui em desenvolver habilidades de comunicação social em crianças com TEA, bem como apresentar-se como uma aplicação de interface atrativa e que desperta o interesse para seu uso.

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Palavras-chave: Transtorno do espectro autistaAutismoCrianças autistasTecnologias digitais de informação e comunicaçãoJogos sériosComunicação social