Qualidade do ensino de graduação avaliada a partir da satisfação discente
Autor: Sarah Heidtmann Avila Ramos (Currículo Lattes)
Resumo
O presente trabalho apresenta um modelo para avaliar a satisfação do discente para com os serviços educacionais prestados pela instituição de ensino superior na qual estuda. Para a criação deste modelo foi desenvolvido um instrumento que aproxima a área educacional aos modelos de mensuração da qualidade de empresas de prestação de serviço. Visto a grande complexidade das temáticas envolvidas, foi feita uma profunda pesquisa bibliográfica para buscar conhecimento científico com relação ao constructo satisfação e sua mensuração. Destacam-se os modelos SERVQUAL e SERVPERF por seu pioneirismo na área de prestação de serviço e pela relevância dada à qualidade percebida. A versão preliminar do instrumento foi criada com base na escala SERVPERF, nos questionários utilizados pelo INEP para avaliação de cursos in loco e em modelos propostos por Ferreria (2005) e Jonhston (1995). Esta versão passou pelo processo de validação de conteúdo envolvendo docentes e discentes, sendo posteriormente aplicado a um grupo de 107 estudantes com o objetivo de realizar a validação de constructo. Por meio da Análise Fatorial, que empregou os métodos dos componentes principais e dos eixos principais com rotação oblíqua para identificação e extração de fatores, foi possível identificar quatro dimensões que conseguem explicar 67% da variância, o que é considerado bastante satisfatório. Finalizando, o modelo desenvolvido foi aplicado em uma amostra de 45 alunos dos diferentes anos de integralização do curso de graduação em Psicologia. A análise estatística destes dados que envolveu Análise de Variância e Análise de Regressão possibilitou modelar o comportamento deste constructo ao longo do curso, sendo encontrado um modelo de qualidade razoável. Os achados, entretanto, apontaram para o fato do adiantamento no estudante no curso não interferir de forma significativa na satisfação do discente.