Uma metodologia heurística para minimizar o roteiro nos serviços de leitura de hidrômetros
Autor: Suvania Acosta de Oliveira Pureza (Currículo Lattes)
Resumo
O estudo tem por objetivo propor uma metodologia heurística para o Problema de Cobertura de Arcos aplicado aos serviços de saneamento, em específico na leitura de Hidrômetros. Sendo assim desenvolveu-se um aplicativo que permite o planejamento de rotas de maneira que os custos em distância percorrida sejam reduzidos e mantenham-se aproximadamente os mesmos em todos os percursos. Devido ao aplicativo ser genérico e para melhor compreensão sobre seu funcionamento desenvolveu-se uma metodologia baseada em um estudo de caso relacionado ao assunto desta pesquisa. Esta metodologia foi dividida em quatro etapas. Na etapa 1, para compreender melhor o problema, fez-se uma pesquisa de campo organizando os dados disponibilizados por uma empresa de saneamento. Na etapa 2 cadastrou-se, em um mapa georeferenciado, pontos em cada metade de trechos de quadra e nas interseções de ruas. Este mapa contemplou a região escolhida para o estudo e os pontos cadastrados serviram para determinar e consequentemente, designar as medianas relacionadas a etapa 3. Para isso utilizou-se respectivamente a heurística do Algoritmo de Teitz e Bart Modificado por CADP e o algoritmo de designação de Gillet e Johnson adaptado. Ao final da terceira etapa formaram-se subsetores dentro de um setor específico. Na quarta e última etapa fez-se o roteamento de cada subsetor através da metaheurística dos Algoritmos Genéticos. O aplicativo desenvolvido permitiu flexibilidade de ações, dando autonomia para o usuário na escolha das opções de cálculo. Sua interface gráfica possibilitou a elaboração de mapas e a visualização das rotas em cada subsetor. Além disso o aplicativo minimizou os percursos e distribuiu os subsetores com distâncias aproximadas, exceto em alguns casos por tratar-se de um problema real. Com base na qualidade da solução, mostrou-se a eficiência das heurísticas utilizadas ao fazer-se a comparação com a situação atual do serviço de leitura da empresa.